sábado, 30 de julho de 2011

Riso Vertical

Sorriso de cima pra baixo
encaixo um dente no outro
não quero seu queijo
nem quero seu ouro
Se é pra sorrir, dou um riso solto
riso alto
Só rio se navegável
eu piso em ovos
e me sinto inquebrável
em folhas secas
me torno outono
em tronos novos
o choro abandono
e bem por isso
inquebrantável
armo este sorriso
impossível sono
sono sem sonho
alegria
antes da alegria
os pomos
corredor de riscos
estrondos
se amor belisco
amor proponho
os planos
desenhos, rabiscos
estranhos
o amor e o Obelisco
os teus olhos castanhos
voo alto
aeroplanos
mil planaltos
distância e quando
um beijo assalto
seus olhos tamanhos
gargalhadas cadentes
sons de piano
alternância das teclas
e quando é teu o quando
o queixo salta
queixadas
e eu abocanho
leões trucidando
sou bicho da selva
das embrenhadas
e se calmo na relva
contemplo seu nada
Sou bicho da seda
e na seda solto um riso
minha fronte esfumaçada
é leve, eu sinto
Absinto, não me abstenho
se alegria eu tenho
venho com vinho
se um canto improviso
é partindo das matas
morrendo o ser vivo
deixa outro na estrada
não desatino
embora clandestino
não desatino
embora para o nada
para nada sorrimos
sorrimos selvagem
faça chuva ou estiagem
saltamos aos gritos
espantando as risadas
honrados camaradas
vejam o monolito
essa é nossa bagagem
o som da chuva
é o sorriso das nuvens
o som do mar,
das águas
sorri também aquele que tem mágoa
pois cansou-se de chorar
aqui, ali, alhures
me atento as paradas
e ouço baixinho
o sorriso das lágrimas
e bebo
na fonte inventada
se me entorno nas águas
sou líquido
mas não liquidado
não sou Narciso,
não sou o belo Filebo
se bebo dessa água,
se bêbado chego em casa,
dou um sorriso imenso
imerso no álcool
não sou Cupido
pois esse é frustrado
não piada
nem setas
nem facas
nem riso de Sátiros
nem Sísifo, nem Sócrates
nem sífilis
nem Mefisto ou Hipócrates
não curo essas armas
se trepo nas árvores
sou elas: folhagens
mergulho em miragens
e hoje tenho vontade
de sorrir de baixo pra cima
quero outro e quero outro
sorriso simples, fácil, gostoso
a boca de mulher
o sorriso depois do gozo
outro e outro
como o verso frutuoso
versante versátil
paladar saboroso
feito este
de baixo pra cima
volátil
voluptuoso
com rima ou sem rima
formoso
formoso


(Leandro Acácio e Sérgio L. Nastasi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário